quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Sagrado Coração de Jesus

Em certas pinturas sagradas, Jesus aparece com o coração ferido. A imagem é-nos tão familiar que não nos damos conta que também nós temos corações feridos. Quando se chega a conhecer bem um adulto, quase sempre se descobre uma ferida, a sensação de ter sido ferido grave e injustamente numa determinada circunstância. As pessoas vivem com essas feridas, apesar das esconderem por trás duma fachada; e por trás dessas feridas estão todo o tipo de dores bem como formas muito diferentes de viver com um coração ferido.
Muitas vezes o melhor é não fazer nada: mas é também o mais doloroso. Temos um forte impulso para agir, para enfrentar esta raiva que nos envolve; mas isso pode ser destrutivo. A outra reacção, também destrutiva, é virar a raiva contra nós próprios e cairmos em depressão. Podemos confrontar-nos com um problema irresolúvel - como no caso de sermos acusados injustamente ou estarmos a sofrer pela dor dum filho - mas ao virá-lo contra nós próprios estamos a agravar o problema.
Nestas crises, é quando o Sagrado Coração de Jesus pode salvar a nossa sanidade mental e dar paz à nossa alma. Ele mostrou-nos a possibilidade de suportar a mais cruel das injustiças, respondendo mesmo assim com amor. Esta visão duma relação próxima com Jesus pode manter dar alento a todos os cristãos.