quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Novena das Rosas de Santa Terezinha

Hoje foi um dia particularmente difícil.
Tive uma dificuldade enorme para sair da cama, para me arrumar, para sair de casa...enfim...não queria ver o mundo, queria apenas ficar na minha cama, no meu canto.
Hoje me senti tão mal, tão deprimida, que preferia ficar dormindo o dia todo. Não queria falar com ninguém.
Rezei muito de manhã para conseguir forças para levantar e encarar o dia lá fora.
Agora a noite ao abrir meu email me deparo com uma mensagem: "Você precisa alcançar alguma graça?"
Pensei: "Preciso de alguma coisa, o que eu não sei...preciso de fé, de coragem...sim!!! Preciso de uma graça!!!"
O email era da Associação Sagrado Coração de Jesus (que por sinal faz um trabalho incrível) com a maravilhosa Novena das Rosas de Santa Terezinha!
Novena das Rosas de Santa Terezinha -

Antes de morrer, Santa Teresinha prometeu:

“Quero passar o meu céu fazendo o bem sobre a terra”.
“Ninguém me chamará em vão”.
“Não vou ficar ociosa no céu olhando a face de Deus, mas ficarei olhando para a terra para ajudar quem me procura”.
“Farei cair uma chuva de rosas”.
Desde então, milhares de pessoas por todo o mundo tem recebido rosas de Santa Teresinha, como sinal de que seus pedidos serão atendidos.
No dia 3 de dezembro de 1925 o Padre Putigan, iniciou uma novena a Santa Teresinha do Menino Jesus, pedindo que a Santa lhe desse um sinal (alguém lhe ofereceria uma rosa) caso sua graça fosse alcançada.
E no terceiro dia da novena, uma rosa vermelha, fresca e perfumada, foi ofertada ao sacerdote por uma pessoa amiga.
No dia 24 do mesmo mês, o Padre iniciou outra novena e dessa vez pediu como sinal de atendimento uma rosa branca.
E no quarto dia da novena, uma religiosa que servia num hospital se aproximou do padre e lhe deu uma rosa branca, dizendo que era Santa Teresinha que a mandava.
Desde então, o Pe. Putigan se tornou propagador incansável da Novena dos 24 Glórias ao Pai, em louvor a Santa Teresinha, constituindo uma cruzada de orações em muitos países.
Como rezar a Novena das Rosas

A Novena consiste na reza diária de 24 Glórias ao Pai, em ação de graças à Santíssima Trindade pelos 24 anos da vida da gloriosa Santa.
Pode-se iniciar a novena em qualquer dia, mas o costume é preferencialmente fazê-la entre os dias 9 e 17 do mês, porque nesses dias muitos outros fiéis estão fazendo a mesma novena em diversas partes do mundo.

Reza-se a seguinte oração, seguida de 24 Glórias ao Pai, sempre finalizadas com a Jaculatória.
Oração: “Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores e graças com que enriquecestes a alma de vossa Serva Santa Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra, e pelos méritos de tão querida Santa, concedei-me a graça que ardentemente vos peço, se for conforme a vossa santíssima vontade e para a salvação de minha alma. Amém”.

Glória ao Pai: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, as-sim como era no princípio, agora e sempre e por todos os sécu-los dos séculos, Amém”.

Jaculatória: “Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!”

http://www.aasc.org.br/novena-das-rosas/

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Verbum caro factum est

Christus factus est pro nobis obediens usque ad mortem, mortem autem crucis.
Propter quod deus exaltavit illum...
(filippesi 2,7ss antifona finale della liturgia delle lodi del sabato santo)

...et verbum caro factum est.(giovanni 1,14 )

Cristo humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! por isso deus o exaltou à mais alta posição...
(filipenses 2:7 ss discurso final da liturgia de laudes do sábado santo)

... e o verbo se fez carne.(joão 1:14)
Devemos seguir o exemplo de Cristo e ser obedientes à nosso Pai. Nossa maior prova de amor é a obediência...quantas vezes nos esquecemos disso e nos preocupamos apenas com nosso bem estar, nossa vidinha banal, as coisas do mundo???

Seríamos capaz de sermos tão obedientes como Cristo foi e de nos humilharmos até morte de cruz?

Hoje me proponho a refletir se estou sendo obediente como Cristo...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Amor


Não sei por que hoje me veio na cabeça essa música...


Gosto de você assim como você é
Podes me amar assim como você quer
Quero ter você e não quero saber
Se assim não fosse como poderia


Ser de outro jeito, abraço o seus defeitos
Gosto dos teus olhos do jeito que olhas
Seja assim tão pura minha voz é sua
Me ame sempre igual em casa ou na rua


Deixe que o vento penteie o seus cabelos
Faça dos meus olhos sempre o teu espelho
Deixe que a noite traga uma canção
Deixe que eu te guarde no meu coração.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Como responder ao chamado de Jesus?

Já me perguntei diversas vezes o que acontece com algúem quando recebe o chamado de Jesus, seja para a vocação sacerdotal, matrimonial, para participar de uma pastoral, fazer um serviço social...etc.


Acho que, na realidade, é algo que não se explica, que não se controla.
Uma vez que Deus coloca aquela vontade em nós, podemos até lutar contra ela, mas no fim vamos segui-la com todo amor e com toda devoção.


Digo isso por que sempre pensei em participar mais na minha paróquia, ser mais ativa socialmente, enfim, cumprir a missão que Deus colocou no meu coração e na minha vida. Sempre surgia algo que me interessava na Igreja, mas parece que logo eu arumava outra coisa para fazer e acabava deixando aquela vontade de lado.
Pensava: Afinal, cada um tem um dom, quem sabe esse não era meu?
Mas sempre me deixava levar pela comodidade, pela falta de interesse, pela velha desculpa da falta de tempo.


Até que, um dia dirigindo, ouvi em um programa de rádio um catequista dando seu testemunho. Ele disse nunca ter pensado em ser catequista, nunca imaginava ter o dom de dar aulas, quanto mais aulas de catecismo, algo tão importante na formação de crianças e adolescentes. Mas disse que o chamado foi mais forte, foi algo contra qual ele não conseguia lutar, e nem queria lutar. E hoje ele sabia que aquilo foi preparado especialmente para ele por Deus.


Fiquei pensando na história daquele homem, e como eu me parecia com ele, sempre achando que não tinha o dom para determinada coisa, e acabava desistindo antes mesmo de começar.
Na hora que eu ouvia um convite, algo que eu gostaria muito de participar, sentia um aperto no coração, uma vontade enorme de ir naquela mesma hora e começar a fazer alguma coisa. Mas, depois chegava em casa, pensava nos horários, no trabalho, nos estudos e acabava decidindo que aquele não era o momento de me envolver com mais uma coisa, acabaria fazendo o serviço incompleto.


Mas será que Deus nos chama para algo para fazermos o serviço incompleto?
Tenho certeza que não. Se Ele nos chama é por que tem a certeza que aquele será o serviço perfeito para nós. Algo feito especialmente para gente, apesar das dificuldades que cada vocação, que cada apostolado, que cada pastoral possa trazer. O que na vida não vem acompanhado de dificuldades para nos ajudar a crescer?
Espero que esse ano todos nós possamos realmente nos abrir e responder a esse chamado. Se Deus te chama é por que Ele tem a certeza que aquele serviço será perfeito para você.
Eu já respondi SIM!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Maria, nossa Advogada e Mãe - Monsenhor Jonas Abib

Maria, nossa Advogada e Mãe

Nossa Senhora se faz presente em todos os lugares e em todas as situações. Ela nunca nos abandona, pois recebeu de Jesus a missão de ser Mãe de toda a humanidade; e ainda que não tivesse recebido essa missão, seria nossa Mãe da mesma forma. Ela está sempre pronta para nos socorrer diante dos perigos e das ciladas do inimigo. Sua presença é silenciosa e discreta. A todo instante Ela advoga nossas causas e trava grandes batalhas por nós.
Toda desarmonia na família, falta de paz no trabalho, verdadeiras guerras nos ambientes em que vivemos e frequentamos são lutas que estamos travando contra o mal. Não lutamos contra determinadas pessoas, colegas de trabalho, pessoas de nossa casa, esposo, filhos... Estamos lutando contra o mal, como nos ensina São Paulo (cf. Efésios 6, 10ss).
Maria Santíssima é aquela que venceu todo o mal, é a esmagadora da cabeça da serpente, como está escrito no livro do Apocalipse. Ela, que soube dizer "sim" à vontade de Deus Pai, nos ajudará a vencer as forças do mal em nossas vidas.
Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!
Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib.